Tudo sobre os sistemas Investimentos Ativo e Investimentos Passivo

Tudo sobre os sistemas Investimentos Ativo e Investimentos Passivo

VANTAGENS DOS SISTEMAS

Um dos setores pioneiros no uso massivo de tecnologia, a indústria financeira é também uma das áreas mais afetadas pela transformação digital. As mudanças impostas pelas novas tecnologias de informação representam ao mesmo tempo um grande desafio e uma grande oportunidade para as empresas do setor.

Por um lado, os ganhos de escala e a redução de custos são exponenciais. De outro, o leque de opções dos clientes se torna cada vez maior, obrigando as instituições financeiras a enfrentar um mercado extremamente competitivo, especialmente quando se trata de produtos financeiros.

Por isso, instituições de todo porte procuram soluções digitais capazes de gerenciar grandes volumes de transações, em alta velocidade e com grande precisão, ao mesmo tempo em que são capazes de cumprir todas as exigências legais de um setor altamente regulado. 

É por isso que as instituições financeiras dos mais diversos segmentos escolhem os sistemas para fundos de investimentos!


INVESTIMENTOS ATIVO

Segmentos Atendidos

  • Bancos
  • Administradoras de Ativos
  • Gestoras de Ativos
  • Custodiantes
  • Bancos de Investimento
  • Asset Managers
  • Family Offices
  • Fundos de Pensão

Principais Benefícios

O Investimentos Ativos é uma plataforma completa de gestão de ativos financeiros que cobre praticamente todo o portfólio oferecido por instituições financeiras no mercado brasileiro. Com ele, você gerencia operações de swap, títulos públicos, títulos privados, operações de mercado futuro, derivativos; compra, venda e empréstimo de ações etc. Tudo com 100% de conformidade em relação às exigências legais e regulatórias do mercado brasileiro. 

Com presença em 85% das instituições financeiras do mercado brasileiro, o Investimentos Ativo é o software Java com maior abrangência e maior número de linhas de código no setor financeiro da América Latina. Isso faz dele uma solução extremamente robusta e segura. O sistema possui ainda grande velocidade de processamento, além de grande escalabilidade, tanto vertical quanto horizontalmente.

O Investimentos Ativo é contratado por licenciamento, e pode rodar em servidores próprios do cliente ou em plataforma cloud, com hospedagem na nuvem da Amazon, considerada a mais segura do mundo. 

As atualizações são mensais, e automáticas para quem contrata o sistema em plataforma cloud. Os clientes que rodam o sistema em servidores próprios recebem os pacotes de atualização para instalar, sem necessidade de acionar o suporte. Além disso, 92% dos códigos são testados por robô, o que reduz o número de falhas e elimina a necessidade de manter uma equipe de testes antes de colocar a solução em funcionamento. O resultado é um ciclo de inovação mais acelerado, para proporcionar ainda mais eficiência e produtividade a suas operações.

Além disso, o Investimentos Ativo tem grande flexibilidade de configuração, permitindo atender as necessidades específicas da sua empresa e do seu portfólio de produtos financeiros. A solução oferece ainda um amplo leque de APIs para que você possa desenvolver suas próprias aplicações. Também possui ferramenta nativa para a construção de relatórios dinâmicos, e um cockpit que permite ver o impacto de qualquer alteração feita no sistema, sobre qualquer produto ou operação realizada.

Módulos que compõem a solução

  • Amplis
  • Front Office
  • Enquadramento
  • Conciliação
  • Chronos
  • Mensageria

Entenda melhor os módulos

Amplis

O módulo é o coração do  Investimentos Ativo. É no Amplis que você cadastra e processa os ativos financeiros e a tributação das operações. O módulo proporciona excelente experiência de uso e é fácil de operar. Todas as ferramentas são testadas previamente por robôs, garantindo o mínimo de bugs e falhas operacionais. O módulo proporciona ainda uma velocidade de processamento 11 vezes maior do que a média das soluções disponíveis no mercado.

O que pode fazer toda a diferença em que segundos podem representar milhões em ganhos ou perdas. Além disso, o Amplis permite que todas as operações sejam rastreadas e auditadas, dando muito mais segurança à gestão dos ativos. 

Front Office

O módulo de Front Office é a porta de entrada do Investimentos Ativo. É ele quem recebe as operações que serão processadas pelo Amplis. Na prática, ele funciona como um centralizador na sua Mesa de Operações, onde os operadores "boletam" as transações para distribuí-las no Amplis. 

A parametrização é flexível, permitindo atender às necessidades da sua instituição e o regulamento dos produtos oferecidos. Todo o processo é automatizado, garantindo também a integridade na transmissão dos dados para processamento.

O sistema faz a segregação das operações segundo os parâmetros estabelecidos, e permite realizar distribuição em lote, realizando a distribuição de investimentos em várias carteiras com uma única operação, proporcionando um importante ganho de escala para sua instituição. Além disso, o módulo é de fácil operação e 100% adaptado para manter a sua instituição em dia com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Enquadramento

Garanta que todos os seus fundos e produtos financeiros estejam enquadrados nas exigências legais e no seu próprio regulamento interno. Para isso, o módulo de Enquadramento do Investimentos Ativo conta com um algoritmo que verifica as condições de cada fundo oferecido por sua instituição, e seu respectivo enquadramento. Mais uma vez, a velocidade e escalabilidade do sistema fazem a diferença, permitindo calcular rapidamente e com máxima precisão milhões de operações em dezenas de milhares de fundos simultaneamente.

A posição de cada fundo é recalculada a cada nova operação, permitindo ao gestor saber se é necessário vender ou comprar ativos para manter o fundo dentro das regras. Além disso, você pode programar o sistema para gerar alertas toda vez que um dos fundos for desenquadrado. O sistema também gera relatórios de enquadramento simples ou qualitativos, informando apenas os valores desenquadrados ou sugerindo ações para reenquadrar cada fundo. 

Conciliação

Processe rapidamente a conciliação de custódia de dezenas de milhares de fundos de investimento. O módulo de Conciliação do Investimentos Ativo permite importar o arquivo enviado pela B3 para realizar diariamente a verificação de posições e movimentação dos fundos, sem processos manuais. O sistema é compatível com o layout de arquivo utilizado pela B3, e localiza automaticamente qualquer divergência nas operações, permitindo realizar o acerto de forma automática ou manual, conforme a sua necessidade. Com isso, você tem uma operação de conciliação mais ágil e flexível, com melhor qualidade de controle e muito mais segurança. 

Chronos

Otimize sua estrutura de TI em servidores ou em nuvem, e não perca nenhum prazo de processamento do seu portfólio de fundos. O módulo Chronos, do Investimentos Ativo funciona como uma ferramenta de agendamento, onde você configura o processamento dos fundos de seu portfólio para atender as características exigidas pelo seu regulamento. Assim, não importa se o processamento é diário, semanal, mensal ou de hora em hora. Você nunca perde o prazo, e pode configurar o agendamento de forma a aproveitar melhor os recursos de TI, disparando o processamento de forma automática. 

Mensageria

O módulo de Mensageria do Investimentos Ativo é compatível com o Sistema de Pagamentos Brasileiro e com o padrão internacional Swift. Assim, você garante perfeita comunicação para a liquidação de operações junto aos órgãos competentes, sempre no layout correto. As mensagens são geradas a partir do seu Piloto de Reservas e enviadas para a instituição responsável pela clearing e liquidação dos títulos. Quando a resposta é enviada, os dados são conferidos automaticamente, facilitando o controle do seu fluxo de caixa e incorporando, também de forma automática, as informações ao sistema.


INVESTIMENTOS PASSIVO

Segmentos atendidos

  • Bancos de Varejo
  • Bancos de Investimento
  • Gestores de Fundo
  • Seguradoras
  • Corretoras de Valores

Principais Benefícios

O Investimentos Passivo é uma solução completa para gestão de passivos financeiros, vocacionada para atender instituições de grande e médio porte. Trata-se de um sistema sem comparação no mercado brasileiro, que permite a automação completa dos processos ligados à gestão de passivos.

A solução apresenta grande capacidade de escala, tanto vertical quanto horizontalmente. Com ela, você controla todas as obrigações relacionadas ao passivo dos fundos, desde o pagamento dos rendimentos e dividendos aos clientes até a retenção de tributos e geração de informações fiscais e regulatórias, controlando todas as etapas de relacionamento com o cliente desde a prospecção até o resgate total das cotas.

O sistema foi desenvolvido na versão mais recente da linguagem Java. Isso permitiu a montagem de uma Chinese Wall completa, que possibilita o acesso seguro de clientes externos, com parametrização de acesso aos fundos em nível de cotista. O Investimentos Passivo conta ainda com 80 webservices para realizar as rotinas mais comuns de cadastros,  movimentações, geração de relatórios e extratos dos investimentos.

Além disso, a solução é flexível e pode ser configurada para atender todos os tipos de fundo disponíveis no mercado brasileiro. O sistema também permite a importação e exportação de fundos completos para outros sistemas, com todo o histórico de movimentações, facilitando a gestão de passivos de instituições de menor porte com fundos custodiados por terceiros.

O Investimentos Passivo pode ser contratado por licenciamento, e roda em servidores próprios da sua instituição, ou em nuvem. As atualizações são mensais, e automáticas para quem contrata o sistema em plataforma cloud. Os clientes que rodam o sistema em servidores próprios recebem os pacotes de atualização para instalar, sem necessidade de acionar o suporte.

Módulos que compõem a solução

  • Cadastros
  • Movimentação
  • Processamento do Sistema
  • Consultas de Posição
  • Relatórios
  • Controle de Documentos

Entenda melhor os módulos

Cadastros

O módulo de Cadastros é o ponto de partida do Investimentos Passivo. É nele que você registra os dados de cotistas, fundos e custodiantes, com informações completas, aderentes à regulação do setor financeiro, atendendo às exigências da Receita Federal, da CVM e do Banco Central.

Movimentação

Controle todos os movimentos dos fundos de seu portfólio de forma rápida e precisa. Com o módulo de Movimentação do Investimentos Passivo, você realiza movimentações em fundos regidos pela Instrução CVM 555, movimentações retroativas, movimentações em fundos fechados, entre outras. Também realiza bloqueios para cumprimento de garantias judiciais, amortizações em fundos fechados, distribuições de dividendos e distribuição de rendimento em fundos imobiliários. 

O sistema permite processar grande volume de movimentações, sem preenchimento manual de dados. Os dados são importados e exportados por meio de arquivos, e o módulo realiza rotina de conferência e de compensação de prejuízo entre fundos, registrando o impacto de cada movimentação na posição dos cotistas. Tudo de forma mais rápida, mais segura, com opções mais completas do que outros sistemas disponíveis no mercado.

Processamento do Sistema

Realize processos de fusão, cisão e incorporação de fundos de forma rápida e fácil. Com o módulo de Processamento do Sistema, o Investimentos Passivo permite atender qualquer tipo de transferência entre fundos. Assim, você pode executar transferências entre cotistas de forma manual ou automática, conforme sua necessidade. Além disso, a solução é altamente escalável, permitindo processar grande volume de transações em alta velocidade. 

Consulta de Posições

O módulo de Consulta de Posições do Investimentos Passivo permite que você consulte a posição de cota dos fundos no seu portfólio de produtos a qualquer hora, em qualquer lugar. O módulo tem uma interface intuitiva e de fácil operação.

A consulta pode ser feita on-line, e permite checar o demonstrativo de todos os fundos em uma só tela. Nele, você verifica os fundos por status e por data. Também é possível fazer consulta multifundos, verificando fundos abertos em datas diferentes. A consulta cobre o histórico completo dos fundos registrados no sistema, permitindo acompanhar também a rentabilidade por data e por período.

Relatórios

Mantenha uma visão estratégica de todos os indicadores importantes para a gestão de passivos na sua instituição financeira. O módulo de Relatórios do Investimentos Passivo possui 250 tipos de relatórios que cobrem desde a posição dos cotistas e a movimentação dos fundos, até dados de captação, receita, patrimônio e performance dos fundos, entre outros.

Os relatórios podem ser atualizados em tempo real, com consultas on-line ou off-line. Além disso, os relatórios podem ser exportados em formato de planilha, em HTML ou em formato .txt, para facilitar a análise dos dados. O resultado é um raio-x completo dos negócios da gestão de passivos na sua instituição, que vai melhorar a qualidade estratégica do seu processo de tomada de decisão.

Controle de Documentos

Acompanhe toda a documentação de seus cotistas por aplicação nos seus fundos de investimento. O módulo de Controle de Documentos do Investimentos Passivo registra todos os dados de documentação dos clientes, atendendo todas as exigências legais e de regulamentação dos fundos. Além disso, o módulo permite controlar os termos de adesão dos cotistas de cada fundo.

Tem interesse nestes produtos?

Ligamos para você
X